Blog Parques e Diversões
  • Blog
  • /
  • Sol é Amigo mas levo sempre o Protetor Comigo!

Sol é Amigo mas levo sempre o Protetor Comigo!

 

O Sol é amigo, mas convém levar sempre proteção consigo.

Cada vez mais, somos alertados para os seus perigos e é importante não esquecer as precauções a tomar para podermos aproveitar o melhor do sol e cuidar da saúde da nossa pele.

1. Evite exposição ao sol nos horários próximos ao meio-dia

- Evitar o sol quando a radiação é mais intensa (entre as 11h e as 16 horas); no entanto, devemos ter em mente que, se estivermos numa praia mais a norte do país, às 11 horas pode ainda estar fresco, ao contrário do que acontece numa praia mais a sul;
 

2. Aplique o protetor solar 20 a 30 minutos antes de sair de casa

Este é o tempo necessário para o protetor solar estabilizar na sua pele e ser eficaz. Faça isso de preferência em casa, sem pressa, principalmente nas crianças, que não vão querer ficar na praia à espera meia hora para entrar na água.

Lembre-se de voltar a aplicar o protetor solar de 2 em 2  horas ou após mergulhar para ter uma proteção solar adequada.

3. Use protetor solar com FPS 30 ou +

FPS é a abreviatura de Fator de Proteção Solar e significa que ao utilizar um fator 30 a sua pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito escura podem usar filtros solares com fator de proteção 15.

4. Peles claras e pessoas ruivas exigem melhor proteção solar

Pessoas ruivas e as que tem a pele muito clara são mais propensas ao câncer da pele e devem levar a proteção solar muito a sério para evitar problemas no futuro. Quem tem este tipo de pele tem maior chance de enfrentar problemas se não se proteger.

Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear. Você só vai se queimar e danificar sua pele. Lembre-se de que o mal só vai aparecer numa fase mais adiantada da vida.

Dias nublados também pedem proteção solar.

5. Dias Nublados também queimam

Não se deixem enganar pelos dias mais nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina;
Portanto, use proteção solar também nestes dias, utilizando filtros solares com o mesmo FPS que usaria num dia ensolarado.

6. A proteção solar das crianças é responsabilidade dos pais

Mantenha-os à sombra e arejados sempre que possível e, por isso, a recomendação é para não sejam usadas as tendas, que promovem a acumulação de calor;
Não esqueça o uso do óculos de sol. Até aos 15 anos, os raios solares têm um efeito bastante nocivo na retina das crianças.

Proteja as crianças com um chapéu e roupa. Sendo que, um bom chapéu deve proteger as orelhas, o nariz e os lábios e, para isso, deve ser de abas largas. Quanto à roupa, existem já t-shirts com protecção solar;
 

Boa Praia!

  07 July 2017, 08:15
  • Férias Verão

Este site utiliza cookies com o objectivo de optimizar a utilização do mesmo. Aceito cookies